Clima: nuvem de formato atípico é vista em município do interior de São Paulo

A manhã do dia 7 de abril de 2020 começou de modo diferente para as irmãs Ariele e Ariane Caldeira. Moradoras da cidade paulista de Guapiaçu conseguiram captar a imagem de uma nuvem conhecida como “prateleira”. A denominação em questão, conforme relatado em notícias do Portal Climatempo, decorre exatamente do fato dessa formação apresentar um aspecto mais extenso do que os demais tipos de nuvens que costumam aparecer na área.

Apesar de se tratar de um fenômeno considerado incomum por moradores do interior de São Paulo, meteorologistas destacam que tal tipo de nuvem é bastante vista no país. O nome “nuvem prateleira” foi originalmente empregado em língua inglesa (shelf cloud). Vista como uma espécie de precursora de tempestades, esta modalidade se origina pela reunião de alguns fatores, tais como os revezamentos de camadas de ar de temperaturas opostas.

Quando surge no horizonte, a nuvem prateleira indica que ventos fortes poderão ocorrer logo em seguida. Desse modo, o que se pode esperar é que temporais ocorram em um período curto de tempo. Desse modo, vale destacar que tal formação integra um outro sistema mais complexo, conhecido como “frente de rajada”.

Em se tratando de sua formação, esta pode começar assim que uma massa de ar frio partir de uma outra nuvem, descrevendo trajetória direta até o solo. A velocidade com que os elementos climáticos se movimentam exerce papel determinante neste tipo de processo, de acordo com especialistas. É justamente por meio da rápida movimentação dos elementos químicos que os ventos mais fortes começam a se formar, caracterizando a ocorrência das “prateleiras”. Segundo César Soares, meteorologista em atuação no Climatempo, a intensidade deste fenômeno pode ser variável.

O profissional também esclarece que este tipo de nuvem é frequentemente vista em bordas de outras nuvens típicas de ocasiões em que ocorrem tempestades. Por conta desta característica, ele pontua que um volume maior de chuva estará por vir. Assim sendo, existe a recomendação para que se busque um local seguro para se abrir, caso se aviste um fenômeno dessa ordem, complementa o meteorologista do Climatempo.

Saiba mais:

https://www.terra.com.br/noticias/climatempo/nuvem-prateleira-e-observada-no-interior-de-sp,1814f22cbb158144222205739aef9530r51u0ubl.html