Empiricus apresenta desenvolvimento de departamento de compliance

Empiricus aproveita o pedido de desculpas de Bettina para apresentar a evolução de seu departamento de compliance.

Em março de 2019, a Empiricus lançou um anúncio em que Bettina Rudolph afirmava ter obtido um patrimônio de um milhão de reais com um investimento inicial de mil reais. Ela conseguiu esse montante em pouco mais de três anos e levou em consideração apenas os conselhos estratégicos da empresa.

A campanha não trouxe bons frutos: o Conar pediu a retirada imediata do comercial, o Procon aplicou multa e o CVM (Comissão de Valores Mobiliários) desenvolveu uma lista de regras para a publicidade das empresas que atuam como players de análise financeira.

O vídeo de retratação

Bettina pede desculpas pela relação com os clientes ter começado de maneira errada. Segundo ela, no primeiro vídeo de pouco mais de um minuto ela não conseguiu mostrar quem realmente é e quem realmente é a Empiricus.

Foi uma mensagem equivocada a que seu patrimônio evoluiu de forma rápida ou fácil e que embora tenha conseguido o R$ 1 milhão durante o período de três anos, foram feitos outros aportes para chegar a essa quantia. “Eu falei isso naquela campanha mais de uma vez”, ressalta a copywriter.

Além das desculpas, Bettina pede uma segunda chance para que o público a conheça e a proposta da Empiricus. Ela também indaga o que poderia ter ocorrido caso o espectador tivesse clicado no ícone “Saiba Mais” do primeiro anúncio.

O compliance

O compliance é o setor da empresa responsável por assegurar que os processos se adéquem às normas, regras e regulamentações.

Desde o episódio envolvendo a copywriter Bettina Rudolph, a empresa buscou evoluir em suas ações. Foram seis meses em que a empresa avançou muitos anos em relação às comunicações externa, bem como no controle e rigidez dos processos internos. Também reforçou sua equipe com a contratação de profissionais ainda mais capacitados.

O principal ponto foi o desenvolvimento do departamento de compliance, que acabou se tornando referência para o mercado editorial de finanças do país. Atualmente, nenhuma companhia que atua no segmento de conteúdo sobre investimentos no Brasil possui um compliance tão desenvolvido.

Além dessas ações, a Empiricus demonstra uma postura de alinhamento com os reguladores, sobretudo a CVM, com quem teve alguns conflitos anteriormente. A empresa afirmava que a entidade não tinha poder de fiscalizá-la, visto que se trata de uma companhia que veicula informações e não uma casa de análise.

Para esse alinhamento, a empresa desenvolveu alertas que irão ser apresentados na publicidade e demais relatórios produzidos, uma das exigências da CVM. A ideia é passar ao público que retornos passados não garantem rendimentos futuros. Trata-se de algo importante para o setor e que deve ser repetido por outros players do mercado.

Com 10 anos de mercado, atualmente a empresa conta com cerca de 360 mil assinantes. São mais de 300 colaboradores instalados em um dos endereços mais caros da avenida Faria Lima, o principal centro financeiro do país.