Amazônia soma a maior área devastada dos últimos 15 anos, registra Imazon

Os dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) mostraram que, de agosto de 2021 a julho de 2022 (período de 12 meses), foram derrubados o total de 10.781 km² de floresta — número que equivale a sete vezes a cidade de São Paulo, ilustrou o Imazon.

“Essa foi a maior área devastada dos últimos 15 anos para o período, sendo 3% superior à registrada no calendário passado, entre agosto de 2020 e julho de 2021”, enfatizou a entidade no último dia 17 de agosto. Segundo as notícias do Instituto, essa também foi a segunda vez consecutiva em que o desmatamento na Amazônia passou dos 10 mil km² no período em questão. Somadas, as áreas destruídas nos últimos dois “Calendários do Desmatamento” — que começa em agosto de um ano e termina em julho do ano seguinte, por conta da menor frequência de nuvens na Amazônia — chegaram a 21.257 km², “quase o tamanho de Sergipe”, acentuou o Imazon.

“Também foi a quarta vez seguida em que a devastação atingiu o maior patamar desde 2008, quando o Imazon iniciou o monitoramento com o SAD”, acrescentou a entidade.

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia ainda salientou que considerando apenas o que ocorreu em 2022, a alta na destruição da Amazônia é ainda mais preocupante. “Comparando os períodos de janeiro a julho, a área de floresta perdida neste ano cresceu 7% em relação a 2021, passando de 6.109 km² para 6.528 km². Isso significa que, somente em 2022, a região já viu um território de mata semelhante a cinco vezes a cidade do Rio de Janeiro ser posto abaixo. E esse também foi o maior desmatamento para o período dos últimos 15 anos”, frisou o Imazon.

A entidade destacou que “esses recordes nos acumulados” aconteceram mesmo que tenha sido verificada uma redução de 17% no desmatamento em julho, que passou de 2.095 km² em 2021 para 1.739 km² em 2022. Isso, porém, “não significa que a destruição está em baixa”, alertou o Instituto — visto que “a área de floresta derrubada no mês passado foi a segunda maior para julho em 15 anos, também desde o início do SAD”, completou o Imazon. Mais informações sobre o assunto constam na publicação completa feita pelo Imazon.