Erasmo Carlos Battistella: Empresário brasileiro que tem modernizado o setor de geração de energia no Brasil

Erasmo Carlos Battistella é um empresário brasileiro que tem modernizado o setor de geração de energia no Brasil.

O empresário Erasmo Carlos Battistella fundou o grupo BSBIOS, maior produtor de biocombustíveis do país. Recentemente o empresário explicou que os biocombustíveis podem ser usados ​​para produzir energia térmica , queimando biomassa para aquecer uma casa ou usando a combustão de gasolina sintética para dar partida no motor de um carro. Além disso, permitem também transformar a energia térmica obtida da combustão em energia elétrica, quando o biogás é utilizado para acionar uma turbina e gerar eletricidade.

É, de fato, um mercado em rápida expansão, uma vez que em comparação com as energias solar e eólica não requerem alterações na infraestrutura existente. Os biocombustíveis podem ser usados, por exemplo, em veículos tradicionais com motores de combustão interna, em usinas termelétricas convencionais e em usinas de cogeração, ou para aquecimento doméstico em vez de gás metano.

No mercado livre de energia, por exemplo, é possível encontrar inúmeras soluções para utilizar a energia produzida a partir de biocombustíveis como a biomassa. Desta forma é possível aderir a uma oferta de luz e gás sustentável e amiga do ambiente, promovendo a difusão desta fonte de energia verde em conjunto com outras energias limpas como a hidroelétrica, a eólica e a solar/fotovoltaica.

Os combustíveis que são fabricantos utilizando como matéria prima a biomassa, são classificados como biocombustíveis. São renováveis ​​e representam uma boa alternativa aos combustíveis tradicionais. A maioria dos biocombustíveis atualmente disponíveis no mercado deriva de fontes vegetais. Eles são frequentemente usados ​​como combustíveis de transporte.

De acordo com o empresário, os biocombustíveis são hoje, uma das principais alternativas ao uso de combustíveis fósseis porque, durante sua combustão, não contribuem para o aumento do aquecimento global. Uma produção com uma produção neutra em carbono, não afetando a concentração final de carbono na biosfera, é zero.

A biomassa, durante a combustão, emite dióxido de carbono, que é prontamente reabsorvido pelas plantas – que é a fonte da biomassa. Por meio desse ciclo, as plantas retiram carbono da atmosfera, liberando-o novamente quando são queimadas. Graças a esse equilíbrio, a biomassa é uma matéria-prima de impacto zero.