PIB agropecuário deve crescer 10,9% em 2023, estima Ipea 

O Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário deve registrar crescimento de 10,9% em 2023, de acordo com as estimativas divulgadas no último dia 22 de setembro pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Conforme o que acentuou a Carta de Conjuntura do Ipea, a previsão da entidade para o crescimento do PIB dos negócios agro 2023 se justifica, principalmente, pelas “expressivas altas” esperadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para as produções de soja e milho.

Segundo o que explicou o Ipea, a previsão de crescimento do setor agropecuário é dividida em dois componentes: produção vegetal e produção animal. 

“Para 2023, com base, principalmente, nas estimativas apresentadas pela publicação Perspectivas para a Agropecuária – safra 2022-2023, divulgada pela Conab no fim de agosto, nossa primeira estimativa é de crescimento de 10,9%. O resultado expressivo deve ser puxado pela alta de 13,4% na produção vegetal e de 2,6% na produção animal”, ressaltou o Ipea.

De acordo com o que reforçou o Instituto, “a expansão na produção vegetal é justificada por estimativas elevadas para os dois principais produtos desse componente: soja e milho” — a produção dessas duas culturas, segundo cenário apresentado pela Conab, deve crescer 21,2% e 9,4%, respectivamente

Por sua vez, “no caso da produção animal, as produções de bovinos e suínos devem continuar sendo as principais responsáveis pela alta no componente no ano”, visto que, segundo a Conab, deverão apresentar novas altas em 2023.

“A produção de bovinos deverá crescer 2,9% no próximo ano, mantendo o ciclo positivo após dois anos consecutivos de queda no abate de bovinos. Já a produção de suínos deverá crescer 5,3% em 2023, apresentando leve desaceleração em relação a 2022, mas mantendo patamar elevado apesar da redução de demanda chinesa pela carne suína brasileira”, especificou o relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Esses e outros dados, bem como demais informações e detalhes sobre o assunto, podem ser conferidos na íntegra da Carta de Conjuntura publicada pelo Ipea.