O que são métricas vaidosas?

Você analisa suas análises e vê que, depois de meses de trabalho duro, seu tráfego cresceu 50%! Você dá um tapinha na cabeça e vai ao bar para comemorar essa grande conquista. Mas sua felicidade não dura muito: as semanas passam, mas, apesar de um aumento significativo no número de participantes, você não vê um aumento especial nas vendas.

Você foi vítima de outra métrica presunçosa. Obviamente, o crescimento do tráfego deve se alegrar, mas no final, você está no negócio. O grande fluxo de visitantes da sua página não significa nada se você não puder convertê-los em consumidores. A otimização da conversão não é um aumento de tráfego, mas um aumento nas vendas.

O problema com muitos empreendedores é que eles vêem um aumento em qualquer métrica como uma grande vitória. Mas, às vezes, o crescimento da métrica X é apenas o crescimento da métrica X. Não ajuda os seus negócios, não tem consequências significativas e não traz benefícios – a menos que seja uma oportunidade para se gabar.

Mas, é claro, existem indicadores nos quais você precisa prestar atenção. A tarefa do profissional de marketing ou gerente de riscos é entender quais métricas são importantes para a empresa e quais não significam nada.

O que é uma métrica presunçosa? A métrica da vaidade é exatamente o que você pensou. Este é um relatório ou um bloco de dados que deixa você orgulhoso, mas na verdade não afeta sua renda e os negócios como um todo. Essas são estatísticas que parecem boas nos press releases, mas não ajudam a criar um plano de marketing funcional.

Repetidas vezes, os profissionais de marketing estão buscando o crescimento dessas métricas, apenas para se perguntar qual é o aumento do crescimento das vendas e da receita.

Parte do problema das métricas presunçosas é que elas são abstratas. Você sabia que por trás de cada indicador existem pessoas reais? E métricas presunçosas são distraídas disso, fornecendo dados generalizados.

Qualquer que seja a métrica que você siga, é necessário analisar grupos específicos do público-alvo ou usuários individuais. Não importa quantas vezes os visitantes visualizaram sua página – acompanhe a diferença entre quantas vezes os clientes novos e regulares a visualizaram.