A prospecção ativa e passiva. O que significa dizer isso? No mundo digital esses termos têm cada vez mais ganhado destaque. Diferente do marketing tradicional o digital busca criar relações mais densas com o cliente.
Mas iremos por partes. O que é prospecção ativa e passiva?
Algo ativo irá gerar uma quantidade enorme de avaliações da marca, jugando que quem esteja fazendo o conteúdo seja uma empresa. As conversões são importantes, são a alma dos negócios.
Quando falamos da forma passiva percebemos que é uma forma de chamar atenção de uma pessoa, no caso um cliente, sem que ele perceba que exista uma “segunda intenção”. Calma, não é para “enganar o cliente”. O objetivo é tornar seu conteúdo tão fluido que não seja possível notar nenhuma intenção a mais, a pessoa que ler esteja resolvendo um problema sem uma quantidade absurda de anúncios ou sobreposição da sua marca.
Nesse tipo de interação é possível notar sua marca, contudo ela não é o assunto mais importante, essa estratégia baseia-se em aumento de tráfego e conhecimento de uma certa marca.
Em certas estratégias de marketing digital, como no funil de vendas, é possível visualizar a medida que sua marca ou produto aparece em função do interesse do cliente em seus produtos.
O Inbound marketing é fundamentado nisso. Seus negócios crescem de maneira passiva. Tudo o que você produz é destinado a resolver a dúvida ou problema de alguém, mesmo que não exista a venda, existe a publicidade. A iMedia Connection, durante uma pesquisa, revelou que mais de 60% dos usuários da internet preferem comprar em uma empresa que já conheça a marca.
Isso não é coincidência, as mudanças nos hábitos dos consumidores mostram que a preocupação com o bom conteúdo cresceu bastante nos últimos anos. Tanto que, com relação ao Outbound marketing, o Inbound ganhou em peso, sendo uma das ferramentas mais utilizadas no marketing digital para quaisquer tipos de negócios.
O Inbound Marketing, marketing de entrada, em contraposição ao Outbound Marketing, o marketing de saída.