Desde o final de abril o Rio Grande do Sul (RS) tem passado pela maior enchente já enfrentada pelo estado até então, o que resultou na maior tragédia climática já vivida pelo povo gaúcho.
Segundo dados da Defesa Civil, atualizados no último dia 18 de maio, no boletim das 12h — ou seja, pouco mais de duas semanas depois do início das inundações — 461 dos 497 municípios do RS foram afetados pela subida das águas, o que significa que mais de 90% do estado foi acometido pelo evento climático.
Os números oficiais registrados até o dia 18 de maio também apontaram que 2.304.433 gaúchos foram impactados pelas cheias; 540.188 pessoas estavam desalojadas, ou seja, precisaram deixar as suas casas e ainda não tinham voltado; 77.202 pessoas ainda estavam em abrigos; havia pelo menos 806 registros de pessoas feridas; 155 óbitos já estavam confirmados; e 94 pessoas ainda estavam desaparecidas.
Ainda segundo as notícias do boletim das 12h do dia 18 de maio, um total de 82.666 pessoas e 12.215 animais já tinham sido resgatadas desde o início da catástrofe. Não há dados oficiais sobre o número de animais que perderam a vida nessa tragédia.
Orientação
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul orienta que, para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos do órgão estadual.
“Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas”, explicou o boletim publicado pela entidade.
Para quem preferir, também é possível se cadastrar via WhatsApp. “Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples ‘Oi’. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual”, esclareceu a Defesa Civil do RS.
Os dados atualizados referentes à enchente de maio podem ser encontrados nos boletins diários divulgados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, no site do órgão estadual.