Cerca de 164,5 milhões de pessoas de dez anos ou mais de idade utilizaram a internet no país em 2023 — número que representou 88% das 186,9 milhões que estavam nessa faixa etária no período. Os dados são do módulo “Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 16 de agosto.
“No que se refere à situação do domicílio, o percentual de pessoas que viviam em áreas urbanas que utilizaram a Internet foi de 89,6%, ao passo que entre os moradores da área rural, a proporção foi de 76,6%”, especificou o relatório do IBGE.
As notícias da Pnad também são de que os usuários da internet no Brasil vêm crescendo desde 2016 — ano inicial da série do IBGE, quando 66,1% da população de dez anos ou mais de idade fizeram uso dela no período de referência (que são os últimos três meses anteriores à entrevista). Esse percentual, no entanto, subiu para 79,5% em 2019 e alcançou os 88% no ano passado.
A pesquisa enfatizou, contudo, que, mesmo que a utilização da Internet seja menor entre os residentes em áreas rurais do país, houve, ao longo dos anos, uma forte expansão desse uso nesse grupo populacional — “reduzindo a diferença em relação à população urbana”.
Já em relação às cinco Grandes Regiões brasileiras, o Centro-Oeste (91,4%) foi quem registrou a maior proporção de usuários da internet em 2023 na faixa etária em questão. Depois, aparecem as regiões: Sudeste (89,9%), Sul (89,2%), Norte (85,3%) e Nordeste (84,2%). Por sua vez, no que se refere ao recorte por sexo, 88,7% das mulheres de dez anos ou mais utilizaram a internet em 2023, percentual que caiu para 87,3% entre os homens dessa faixa etária.
Mais dados e informações sobre o assunto constam na íntegra do informativo publicado pelo IBGE.