O que pensa Duda Sirotsky sobre o atual cenário do mercado financeiro

O empresário participou do programa TIP Insights, em maio de 2019, cujo o assunto principal foi o mercado financeiro em meio à pandemia da Covid-19.

Duda Sirotsky, fundador e CEO da gestora de finanças EB Capital e Chairman do Grupo RBS, destacou que o cenário causado pela pandemia do novo coronavírus no mundo empresarial é algo que ninguém ainda sabe explicar direito e nem apontar o que, de fato, irá acontecer. Logo, a melhor ação no momento é desenvolver o diálogo e ter a mente aberta, a fim de entender que vai surgir um “novo normal” e que isto depende de cada ser humano.

O programa comandado por Ana Couto, CEO e fundadora da agência que recebe seu nome, leva o título de “Construção de valor em tempos de crise” e tem como objetivo conversar com líderes de mercado para questionar atitudes como empatia e RH, mercado financeiro, destaques em momentos de crise, a importância do ecossistema e a mudança no varejo.

A participação de Duda Sirotsky contou com a visão do especialista no que diz respeito ao mercado financeiro e de investimentos. O empresário entende que o ambiente atual está inserindo novos tipos de comportamentos, além da necessidade de adiantar algumas questões que já eram tendência, mas devido à pandemia, sofreram um processo de aceleração. E o que mais chamou atenção do programa foi a ideia de encaixar no cenário corporativo o “novo capitalismo”, que busca trabalhar a conexão de lucro e propósito, alinhado à uma produção sustentável.

Dessa forma, Duda Sirotsky demonstrou que a ideia de focar somente nos resultados financeiros e na melhoria contínua é algo ultrapassado, com base no movimento denominado ESG – Environmental, Social and Corporate Governance -, relacionado a investimento de performance sob os aspectos ambiental, social e de governança. Com isso, o Brasil precisa deixar o pensamento de curto prazo x longo prazo, pois é preciso ter um olhar mais estrutural perante tudo.

Apesar do empresário ser a favor do aumento de capital, ressalta-se, então, de que maneira isso deve ser feito. Sendo assim, Duda Sirotsky mostrou que o trabalho deve conter esses aspectos mais contemporâneos, que são os desafios desta época, passando a refletir na questão de qual é o mundo que vamos deixar para os nossos filhos. Outro ponto fundamental é pensar na desigualdade, tendo em vista que não é possível achar que está tudo tranquilo, só porque sua empresa está indo bem. É interessante juntar o lucro com o propósito.

Nesse ponto, Duda Sirotsky afirmou que a EB Capital, inaugurada em 2017, já possui esse foco no lucro e propósito, tornando-se um guia para direcionar os investimentos. O empresário também falou do lado bom desse cenário de transformação, que é a oportunidade de novas lideranças surgirem. Porém, não deixou de citar os impactos que a crise vai provocar, principalmente na transformação relacional, como, por exemplo, o convívio (a começar pelo abraço, um aperto de mão), bem como as relações profissionais, o surgimento dos novos modelos de trabalho e a perspectiva de consumo.