É difícil estabelecer uma época exata em que um empresário ou um consumidor pode ter maior lucratividade, mas o mais importante é que é possível saber como a economia se movimenta em certas épocas do ano e com base nisso entrar em um consenso de qual das partes teve maior lucratividade.
Com dito não é possível dizer qual época do ano sua empresa lucrará mais, pois isso depende de fatores como localização, sazonalidade, tamanho da empresa… enfim depende de uma série de variáveis que não é bem o que tentamos definir aqui. Algumas das grandes marcas do mundo passaram por processos que a transformaram estas empresas em verdadeiros gigantes da economia, contudo mesmo depois desse processo estes empresários não pararam por aí e buscaram um maior aproveitamento das suas demandas. A criação de feriados não apenas deu ao trabalhador um tempo para descansar, como também mostrou que é possível sustentar a economia com o trabalhador ‘’parado’’, apesar de isso ser uma grande discordância na teoria na prática isso realmente se aplica, quando se tem um feriado ou um dia atípico de trabalho os clientes costumam aparecer mais em lojas que estão abertas ou em lugares em que eles possam se divertir. A Black Friday, por exemplo, é um dia para o cliente ou para o empresário? É difícil definir com certeza, mas o que sabemos é que os valores da economia crescem bastante e é uma época que ajuda tanto o empreendedor como o cliente, apesar do preço ficar relativamente menor, existe uma grande demanda desses produtos por parte do consumidor ocasionado num grande aumento no número de vendas. Outras épocas como natal, dia dos namorados, carnaval movimentam uma grande quantidade de lucro tanto para o consumidor como para o cliente e isto ocasiona, em cada vez mais, um número maior de investimento nessa época do ano, e nestes momentos que seus negócios disparam.