Corporação prevê conclusão de bateria automotiva com vida útil prolongada

A corporação General Motors anunciou em maio de 2020 que se aproxima da produção de um tipo de bateria voltada a carros elétricos, que poderá ter um tempo médio de duração de 1 milhão de milhas, o que significa dizer que durará algo em torno de 1,6 milhão de quilômetros. A matéria-prima empregada, segundo Doug Parks, responsável pela vice-presidência da empresa, é de qualidade superior do que as do tipo “Ultium”, adotadas pela companhia no mês de março.

As informações foram transmitidas ao público por meio de uma conferência realizada pela internet. Ao longo da transmissão, dentre os principais interessados estavam investidores da corporação. Parks destacou que este tipo de bateria se enquadra como “da próxima geração”, um termo empregado para se dar ênfase à qualidade de ponta do produto em virtude dos demais.

O executivo, embora não tenha dado maiores informações acerca de um possível cronograma de lançamento, assinalou que um grande esforço vem sendo empreendido dentro da empresa. Ele salientou que diversos tipos de tecnologias passaram a compor os trabalhos das equipes da GM em relação a tais baterias, como equipamentos de carregamento ultra-rápido, bem como eletrodos de cobalto. Vale ressaltar que as baterias convencionais para veículos até então possuem durabilidade de até 200 milhas.

A concorrência estaria atenta a tal movimentação da GM, segundo a Agência de Notícias Reuters. Segundo o veículo de comunicação, que a organização Tesla, através de um convênio com com a CATL também estaria desenvolvendo uma bateria com características semelhantes à anunciada. Neste caso, contudo, há a estimativa de que o produto passe a ser comercializado até o início de 2021.

Assim como a Tesla, a GM também firmou uma parceria para que o projeto de sua bateria saísse do papel. Neste caso, entretanto, a empresa escolhida foi a LG Chem, que é sediada em Ohio. A ação entre as corporações ocasionou uma nova denominação. Assim sendo, esta passará a ser chamada de Ultium Cells, em uma referência ao material empregado durante a produção dessa modalidade de produto veicular.

Saiba mais:

https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/gm-esta-perto-de-bateria-para-carros-eletricos-que-dura-mais-de-1-milhao-de-quilometros,0b9b7f86a2c603b225c68ecb29292692nshz8252.html