55% dos usuários gastam menos de 15 segundos em uma página do site. Todos os dias, milhões de novas páginas e notícias aparecem na web: informativo, produto, técnico. E apenas uma pequena porcentagem recebe atenção do usuário. Uma presença moderna na Internet é uma guerra de atenção. O conteúdo é criado diariamente para atrair usuários ao site e seduzi-los a clicar. Mas todas essas transições e cliques são tão significativas nos negócios online? Vamos descobrir!
Métricas de desempenho de conteúdo – Todos os dias, postagens sobre o sucesso de um conteúdo específico (artigos, vídeos, apresentações, webinars) aparecem no feed do Facebook. A página coletou 10.000 curtidas, 60.000 pessoas assistiram ao vídeo. Mas as métricas quantitativas são realmente formas objetivas de medir o sucesso do conteúdo e gerar economia para o empreendimento?
O ponto principal é como os sistemas analíticos registram visualizações. Afinal, se um usuário acessa uma página, isso não significa que ele tenha visualizado, leia as informações propostas na íntegra. A Internet mudou bastante o comportamento do usuário, mas um recurso permaneceu inalterado. Ainda estamos digitalizando informações nas páginas, mas não as lendo de agora em diante.
Muitos otimizadores passaram a considerar as métricas de atenção, juntamente com cliques, visualizações e curtidas tradicionais.
Damos mais atenção ao tempo que um usuário gasta em um artigo do que no número de cliques e visualizações. O usuário está em um mundo de conteúdo sem fim, com muitas manchetes atraentes e mensagens constantemente distraídas. Portanto, o tempo dedicado à página realmente se torna um importante fator de sucesso.
Talvez seja hora de todos nós abandonarmos os métodos de otimização de fatores comportamentais puramente quantitativos (cliques, visualizações, curtidas) e, em vez disso, tentaremos imergir o usuário no que ele lê na página. Você não pode criar um site bem-sucedido a partir de um grande número de visualizações e visitas se nenhum dos visitantes estiver realmente interessado no que você publica.
A única maneira simples e confiável de imergir o visitante na leitura é o valor do conteúdo. Não importa quantos usuários veem a página, é importante o quanto você conseguiu estabelecer contato, entendendo o que o visitante deseja e oferecendo a ele uma resposta exaustiva à pergunta.