Grandes marcas e designers estão apostando mais no ‘couro de polpa de maçã’

Uma startup dinamarquesa vem investindo pesado em negócios no segmento de acessórios e vestuário produzidos a partir de “couro de polpa de maçã” e vem chamando a atenção de muitos empresários. A Beyond Leather Materials venceu o evento internacional Clim@ 2020, elaborado pelo Green for Growth, responsável por premiar as melhores iniciativas de negócios sustentáveis. Dentre as empresas e ideias avaliadas no evento, a Beyond Leather Materials venceu suas concorrentes com o couro vegano.

De acordo com a comissão responsável por organizar e julgar as empresas que disputaram o prêmio, a Beyond Leather Materials está entre as empresas que mais contribuem para o meio ambiente. De acordo com a startup, que tem a pretensão de oferecer o seu produto em escala comercial, para serem produzidos um metro quadrado de couro sustentável são utilizados cerca de cinco quilos de polpa de maçã, um tipo de matéria-prima que é descartada pela indústria alimentícia e por donos de restaurantes diariamente.

No mercado, o “couro de fibra de maçã” já chama atenção de muitos empresários e já é tido como uma nova realidade, assim como o “couro de fibra de abacaxi”. Um dos primeiros especialistas a falar sobre o “couro de polpa de maçã” foi Philippe Starck, designer francês que divulgou notícias em 2019 sobre o produto, mostrando uma coleção de móveis revestidos com o couro sustentável.

Denominada como “Apple Ten Lork”, a matéria-prima responsável pela criação do couro sustentável recebeu esse nome da Frumat, empresa especializada em reciclagem de resíduos biológicos. “Os resíduos derivados da polpa da maçã, são classificados como resíduos especiais, que comumente são enviados para os aterros sanitários e em alguns casos são incinerados”, explicou a empresa italiana em uma entrevista concedida à revista Dezeen, revista de arquitetura e design.

Na exposição de Philippe Starck, o couro produzido a partir da polpa ou da casca da maçã foi utilizado para revestir móveis da marca Cassina, uma das empresas que investem na utilização do couro sustentável.

Além dos móveis, outras empresas já estão fazendo o uso do couro sustentável para produzirem roupas, calçados e encadernações. Em abril de 2019, o couro se tornou destaque quando a Volkswagen apresentou o SUV elétrico ID Roomzz, produzido com banco de “couro de maçã”.